06 janeiro 2014

"Pantera Negra" - Benfica, eu sou do coração! Benfica, até debaixo de água

Já dizia a minha avó: "Se não queres perder amigos, evita falares de: Futebol, Religião e Política..."

Quando era jovem, e ouvia falar em: "Pantera Negra"

Tinha dificuldades em identificar, de quem se falava. Hoje é fácil, recuemos 25 a 30 anos...

Eusébio, já não jogava futebol;

Péle, era o craque no Brasil; e,

Jordão jogava no Sporting e era mais "escurinho" que o Shéu, que jogava no Benfica.

Adiante...

Poucos anos, quando se falava em tremoços, alguém afirmava que era o marisco de Eusébio. Dá para ver as raízes...

Anos mais tarde, foi notícia neste país. Os casos amorosos desastrados, onde Eusébio esteve à beira da falência. Onde se diz que foi Humberto Coelho", quem ajudou Eusébio a ter mais notoriedade, inclusive a estátua no Estádio do SLB. Recordam-se das vozes discurdantes?

Não sou do Benfica, mas quando comecei a viajar, na Tunísia, ouvi mais: Portugal!? Rui Costa; FIGOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Hoje, dia de funeral. Adorei a Assunção Esteves afirmar: "O Estado tem de participar na trasladação de Eusébio para o PANTEÃO NACIONAL"

Nada contra, acerca onde devem repousar os restos mortais. Na minha opinião, deveria ser no ESTÁDIO DA LUZ, eu não mando nada, apenas bitaques...

A trasladação da minha mãe de Lisboa para Fátima, ficou em dois mil euros. Assunção Esteves diz que do Lumiar até SANTA APOLÓNIA, fica entre 40 mil a 50 mil euros.

Ainda dizem que Lisboa é um penico... Acredito que muitos tem um penico a servir de cabeça

Lá dizia a minha avó: "Depois de morto, viramos todos Santos"

14 comentários:

Anónimo disse...

Ela falou na ordem das centenas de milhares de euros! E que os políticos da Assembleia deviam colaborar e bla bla bla... xD

Enfim! ^^

Abraço :3

m. disse...

claro que não era santo, longe disso, sabe-se muito da sua vida pessoal, dos exageros, da violência. não se desculpa tal facto. homenageia-se o profissional e a pessoa que, no fundo, era muito simples e humilde. e para muitos, um ídolo do futebol, que uniu gerações, miúdos e avôs, homens e mulheres. num tempo negro de Portugal, deu alento e força e fez crescer como nunca o nome do país.
e concordo contigo que o panteão é um exagero. a homenagem de hoje, do clube, da cidade, do país, os milhares de pessoas a prestarem-lhe tributo é justa. e basta.
bjs.

Francisco disse...

João,

Com o dinheiro dos outros, tb dou grandes festas lololol

Lobo disse...

LOL Adorei a ironia final LOL Muito bom :)

Francisco disse...

Margarida,

Nunca gostei de muitos exageros...

Homenagem merecida no estádio da luz, sua última vontade...

Mais é exagero, digo eu...

Bjos

Francisco disse...

Namorado,

;) loloolol

Mark disse...

Eusébio não era um símbolo do Benfica, isso é indiscutível. Era um símbolo do país. A par do Benfica, jogou na selecção. Não me incomoda que o queiram levar para o Panteão e até acho justo. Se Amália lá está, Eusébio também poderá ir. O futebol não deixa de ser uma arte. Tem regras, envolve verdadeiros profissionais. Por estes dias, vi passes do Eusébio em determinados jogos, a preto e branco, e que ninguém me diga que aquilo não é arte. Poucos o fariam. Quando aquele homem tinha a bola ninguém lha tirava. Foi um artista do futebol e poucos se lhe equiparam. Fosse vivo e tivesse hoje vinte anos jogaria com certeza nos melhores clubes. A par disso, a lei que regula estas questões é bem clara, e transcrevo, "na expansão da cultura portuguesa" (...) "criação artística". O futebol, a meu ver, enquadra-se. Por que não? Durante décadas, Amália e Eusébio foram os nomes mais conhecidos no exterior e Portugal e os seus nomes confundiam-se. É normal que não tenhas ouvido falar de Eusébio na época do Rui Costa e do Figo, mas nos anos 60 e 70 era o nome de Eusébio que ouvirias.

A Presidente da Assembleia da República foi patética e bem que podia ter guardado aquelas declarações para um momento mais oportuno. No dia em que se chora um homem vem falar de dinheiro. Triste.

Os benfiquistas, e não sou NADA suspeito porque não gosto de futebol e até simpatizo com o Sporting, até foram bastante reconhecidos com o Eusébio. Ele acompanhava a comitiva sempre que queria e era o SLB que financiava os seus gastos, inclusive de saúde. Fizeram o que puderam. Foi dos poucos mitos em vida. Falta de reconhecimento por parte dos benfiquistas é outro dos argumentos que não faz sentido. Mais sofreu a Amália, que depois do 25 do A. até foi conotada com o antigo regime.

abraço, Francisco.

Francisco disse...

Mark

:D

Abraço amigo

João Roque disse...

Excelente comentário, Mark, e tu és um jovem, e até nem gostas de futebol, mas és uma pessoa que fazes sempre uma análise muito lúcida das coisas. Parabéns.

Francisco disse...

João Roque

Bem verdade :)

Lobo disse...

Clap Clap Mark. Parabéns :) Mais um grande comentário :)

Francisco disse...

Namorado

Bem verdade :)

um coelho disse...

Estava a ler o comentário do Mark, e a pensar 'este rapaz lê pensamentos, isto é normal???', lol. Concordo plenamente, a Assunção Esteves esteve tão mal... há um tempo para discutir tudo, e aquele não era o momento mais oportuno.
As recordações que guardo do Eusébio foi de me dar o lugar de estacionamento e até ajudar-me a estacionar imensas vezes, pois morei numa rua que ele frequentava bastante.
E, Francisco, quando foste à Tunísia eles diziam-te Rui Costa e Figo? É que comigo já diziam Ronaldo e Mourinho... lol.

Francisco disse...

Um coelho,

Cristiano e Ronaldo passam-me um pouco ao lado...

lolololol

Faz me confusão os milhões que ganham, impostos livres porque representam a nação.

Quando morrem, é o aparato que se vê e esquecemos tudo em nome da nação.Luto de 3 dias, luto de um ano...

Portugal é tão conhecido lá fora, que eu ainda me lembro do fax do FBI enviado para Madrid à procura do Pedro Caldeira...

Eusébio é famoso e lembrado no Futebol, por ter sido o jogador que foi. Se eu tivesse nascido hoje, este blog não existiria lolo

Abraço