11 fevereiro 2013

Cinema - John Barry "My Choice -Out of Africa"

O Luta é o Caminho desafiou-me para eu fazer o meu Top5 de Filmes. Impossível de todo. São tantos e bons filmes ao longo desta minha existência, não consigo. Eu adoro todo o tipo de filmes, dependendo do meu estado de espírito. Gosto de ficção, algum suspense, algum terror, dramas, casos verídicos(África minha), históricos(amo de verdade). Quanto às comédias, gosto delas para rir, para pensar, para chorar e até das românticas...

Este filme o E.T tem a particularidade de ter sido o meu primeiro filme que fui ver ao cinema. Também, sempre imaginei ter um ET no meu armário, na varanda, no jardim... :)

O filme que eu já vi por diversas vezes e que me coloca uma lágrima ao canto do olho

Sempre adorei filmes que retratam a vida dos antigos. Romanos, Pompeia, Bárbaros, Vikings, Gregos, Espartanos, Egípcios eu adoro. Sempre tive um fascínio pelo o Egipto, desde os tempos de escola(7º ano mesmo). Adorei o Baveheart, Paixão de cristo, eu sei lá mais uns quantos...

Quando vi o filme "Cleopátra" pela primeira vez, adorei. Sim, na altura Elisabete Taylor pediu um milhão de dólares pelo filme...

Arrakis, esta foto é para ti :)

Estávamos nos anos 80, uma década depois da Guerra do Vietname ter acabado. Onde o Presidente de então recusou-se a pagar qualquer moeda pelos "presos de guerra". A França tinha saído do Vietname, o mundo via a divisão da Guerra Fria. Os Russos a quererem controlar o Sudoeste Asiático. Os Americanos entram na Guerra e em todos os filmes os Americanos são os maiores e os vencedores. Todos sabemos que a América perdeu e que o Vietname é o "Seu Calcanhar de Aquiles"...

Nos anos 80, ainda era possível haver muitos prisioneiros de guerra vivos. Aos dias de hoje, duvido ao dó. Porque os jovens teriam agora perto de 50 a 60 anos e eu não acredito que haja sobreviventes a esta altura do campeonato...

Ano de 1993, em que eu comecei a dar os primeiros passos neste "Mundo Gay". Onde existe a história de um Casal Gay, onde um morre e o outro não. História vivida por mim, anos mais tarde. Verdade! Que não é por um rapaz ser Seropositivo, que está logo eliminado. Não é algo que me assuste aos dias de hoje. Naquela altura, uma pessoa vivia mais seis meses. O que avançamos e muita gente não tem essa noção...

Anos mais tarde, surgiram outros filmes com a temática gay(recordo-me de um com a Gleen Close, a minha actriz favorita de sempre). Anos mais tarde, surge "O Segredo de Brokeback".

Para além deste filme , também o "Pianista". Filmes que nos falam do terror da Segunda Guerra Mundial, o extermínio de Judeus e muitos Homossexuais...

Quando estive mais tarde em Amesterdão, na Casa de Anne Frank após ter lido o "Diário de Anne Frank". São este tipo de filmes que nos levam a querer saber mais, que nos leva a querer ir aos locais onde aconteceram como é o Caso da Polónia, mais concretamente até "Auschwitz-Birkenau "

Sempre gostei muito da Jodie Foster, gosto de todos os filmes, onde ela participou. Este filme tem muito significado por mim, porque existe uma história de Amor(Onde por vezes temos que usar a "porta do cavalo" para chegarmos aos nossos fins. Não se pode desafiar ninguém em voz alta). Um filme que retrata muito bem o "choque" de duas culturas tão distintas, e foi o filme que me despertou a paixão pelo Oriente...
Adoro musicais, desde Música no Coração, Evita, Mama Mia, Fantasma da Ópera...

10 comentários:

Lobo disse...

Mas Francisco! E o TOP 5? LOL

Anónimo disse...

Boas escolhas! :)

Abraço :3

Francisco disse...

Namorado
:P

São várias vezes, divide por 5 loloolo

Francisco disse...

Kuma

;)

Abraço :3

A luta é o caminho disse...

Boa noite Francisco
Essencialmente gosto de filmes de terror, comédia e de filmes que abordem temas de consciência política, quer que retratem temas de direitos cívicos.

Os de terror gosto daqueles que tenham um bom argumento e que saibam manter o suspense até ao último minuto como o caso do SAW I.

Os de comédia são bons para uma pessoa rir e não pensar na tristeza que este país esta a ser.

Na vertente política, gosto da "cor púrpura", a "lista de schindler", "adeus lenine", "milk", "baveheart", etc.

De vez em quando também gosto de ver alguns dramas, documentários.
os musicais é que dispenso de todo.
Um bom carnaval =)
abraço.

Arrakis disse...

Obrigado pela foto da minha Diva, que está linda como sempre :)
Também gosto de muitos dos filmes que falas aqui, é difícil escolher 5 entre tantas obras excelentes.

Abraço amigo Francisco e boa 3ª f eira de Carnaval.

Francisco disse...

A luta é o caminho,

Também gostei muito do Saw ;)

Abraço

Francisco disse...

Arrakis,

;)

Difícil mesmo escolher o TOP5 :)

Abraço amigo Arrakis :)

João Roque disse...

Impossível seleccionar os filmes de que mais gostei. São tantos...

Francisco disse...

Um desafio complicado, mas que lá se arranjou qualquer coisa