04 janeiro 2012

Nostálgico - Fernando Tordo "ADEUS TRISTEZA"


Um ano terminou, outro ano nasceu... No ano que nasceu, pensei no que queria para este ano, que objectivos traçar, que metas a alcançar, que desafios a enfrentar... Será que quero mesmo agarrar 2012 pelos "cornos"!!!! Não me parece, não me sinto com forças para tal, cansei-me de "dar o litro" em 2011, de "vestir a camisola" e no final... Nem uma leve palmadinha nas costas. Eu sei que andamos todos stressados com a dita crise. Sei, que custa saber que uma simples sopa tem um IVA de 23%. O mesmo IVA, para quem compra um iate, um relógio de ouro ou mesmo um diamante...
Dirão alguns de vós, que o país precisa de "arrecadar" dinheiro rapidamente e como toda a gente come sopa. Vamos lá cambada, toca a roubar nos pobres. Coitado de quem precisa e não tem o suficiente para comer...
Sei que estes dois provérbios utilizados pela minha avós, são muito idênticos, só que eu creio que podem ter interpretações bem diferentes:
"Água que te trouxe, Água que te leve"
Com este provérbio podemos ver que existiu um amor, algo que entrou na nossa vida. A coisa não correu bem e desejamos que a pessoa vá embora. Da mesma forma que essa pessoa entrou nas nossas vidas, da mesma forma saia rapidamente da nossa vida.

"Vento que trouxe, Vento te levou"
Creio que aqui fica a nostalgia de algo que entrou na nossa vida e que saiu por um qualquer motivo, deixando uma mágoa profunda no nosso coração. Aquela nostalgia do filme "E, tudo o Vento Levou..."

Neste momento sinto-me entre estes dois provérbios. É lixado quando o nosso cérebro diz que o melhor é acabar e seguir o nosso caminho. Pior ainda, é quando o nosso coração não quer largar, é como estar preso a algo, onde parece que o tempo não passa. Impressionaste quando de manhã, ou quando estamos a almoçar pensamos que o melhor está em acabar, colocar um ponto final na história, onde não há mais parágrafos para acrescentar. Só que quando recebemos uma mensagem, por mais que a tentemos esquecer, algo diz que devemos responder e parece que não pensamos em mais nada, enquanto não a escrevemos.
E, quando o telefone toca!!!!!!!!!! Não apetece atender, só apetece mandar a pessoa para todos os lados, aqueles mesmo nada simpáticos. Pensamos nas palavras, mas só que elas não saem pela boca, apenas saem palavras simpáticas, doces, falamos com a voz do coração e deixamos a razão de lado. Como colocar um ponto final numa história que já deveria tido o seu fim, já faz muito tempo? Aguardo que 2012, seja um ano muito Chuvoso ou Ventoso!!!!!!!!!!!!!!!!

4 comentários:

João Roque disse...

Para dares razão à tua Avó...

Francisco disse...

Pinguim

A minha avó era uma Pinga Amor, maior que eu :)

Abraço

um coelho disse...

Estás no limbo. Espero que, independentemente da chuva e do vento, se caires que não te magoes!

Francisco disse...

Um coelho,

estou a ver se a minha queda não é muito forte :)

Abraço