06 maio 2011

Teresa - Aqua "Happy Boys and Girls"

Hoje acordei muito bem disposto por estarmos perto de mais um fim-de-semana, mas a minha alegria matinal desapareceu num ápice...
Eram 9h30m, quando recebi um telefonema do irmão da Teresa a informar que a Teresa tinha falecido durante a noite anterior e que o velório seria hoje ao final do dia na igreja..., sendo amanhã o funeral.

Para piorar a situação, creio que o meu chefe é um expert nestas situações. Quando vê ou pressente que alguém não está bem. Em vez de ter uma palavra amiga, não marca reuniões comerciais para falar de numeros, objectivos e do caralho que o foda...
Eu com a "cabeça" a quilometros de distância e tive que estar a ouvir um palhaço a falar de meras hipóteses e do sexo dos anjos...

Faltei ao Call Center, e lá fui eu até à igreja. Quando lá cheguei, dei os meus sentimentos à familia. Aproximo-me do caixão, destapei o rosto da minha amiga e dei-lhe um beijo na testa. Coloquei o ramo de flores aos seus pés, quando sou interrompido por um gajo gordo, careca, e com alguns dentes podres...

Moço: - És o Francisco?! Sou o Miguel, recordas-te de mim?

Francisco: - Sim, sou eu. Qual Miguel? Desculpa, mas não te estou a reconhecer...

Miguel: - Não posso crer, que já não me reconheças! Estou assim tão diferente?

Francisco: - Pois! Não sei o que te responder... Creio que nunca te vi mais gordo ou mais magro...

Miguel: - És mesmo puta! Tiveste uma paixão por mim, fui eu quem te apresentei a Teresa. Ela era a minha melhor amiga...

Enquanto ele falava, falava, os meus pensamentos recuaram até um passado muito distante, não tão distante quanto isso...

MIGUEL-TERESA
Decorria o ano do "Catapum", não LS, não foi há cem anos. Talvez uns 15 ou mesmo 17. Houve uma noite, em que fui até à estação fluvial de Belém. Nessa noite, conheci um rapaz muito giro chamado Miguel. Naquela altura, quando sorria... Dava para ver que tinha os dentes encavalitados uns nos outros. Naquela altura, tinha um sorriso bonito...
Envolvemo-nos nessa noite e como não havia telemóveis, combinámos os encontros a uma data, hora e local concretos. Nunca namorámos, porque o Miguel tinha um corpo de fuzileiro, creio que ele tinha saído à pouco tempo da tropa...
Numa tarde de Domingo, fomos ao Shopping das Amoreiras e cruzámo-nos com a Teresa. Ele lá fez as honras das apresentações e acabámos por ir os três lanchar. Nesse lanche acabámos por trocar os números de telefone fixo(naquela altura não havia os móveis).
Eu apaixonei-me pelo Miguel(A minha fase de Calimero/Pinga Amor), quando não conseguia falar com ele, lamentava-me com a amiga(conversa de bicha mesmo dramática)...
Um dia o Miguel colocou um ponto final na nossa amizade, tinha arranjado namorado. Fiquei para morrer e nessa altura tentei uma aproximação para manter a amizade com a Teresa. Ela gostava muito do Miguel e do namorado dele...

Perdi o contacto por completo com o Miguel, porque só falava com a Teresa umas três vezes por ano(ambos aniversários e Natal). Quando nos cruzávamos no Bairro à noite, ficava a saber que o Miguel tinha mudado de casa, de emprego, de namorado. Uma nessas noites, lembro-me de ter visto o Miguel e a Teresa num bar qualquer.

A nossa amizade tinha "picos", tanto falávamos de seis em seis meses, como passávamos uma semana inteira a encontrámo-nos. Coisa engraçada...
Quando a minha mãe faleceu, a Teresa foi das poucas pessoas que mais me apoiou nesse momento e que me "fez ver" que existem outras coisas...

É verdade com ela, eu fiz algumas regressões, um dia farei posts acerca desse tema.

Miguel: - Estás a ouvir alguma coisa do que eu estou para aqui a falar?

Francisco: - Desculpa! Recuei até ao tempo em que te amei...

Miguel: - Podemos voltar a tentar! Estás giro e com charme! Estás com quantos anos?Eu, agora estou sózinho...

Francisco: - Esquece lá isso... Aos dias de hoje, nem com molho de tomate...

Miguel: -Estou assim tão mal?

Francisco: - Mal! Tens espelhos em casa? Posso te comprar um...

Miguel: - Olha que tu com esse andar à paneleirote e com esses tiques, deves ter cá uma grande saída...

"Engraçado as bichas ressabiadas... Enquanto me estava a conquistar: Eu era giro, tinha charme... Quando lhe dei nega, passei a ser paneleirote, bicha, tricha..."

Anos mais tarde, a Teresa tinha comentado comigo que aos olhos dela. O Miguel deveria ter ficado comigo. Como isso nunca aconteceu, um dia enviou-me um postal de aniversário...

"Parabéns Amigo Francisco! Desculpa o meu silêncio e a minha ausência. Desejo-te muitas felicidades. Abraço desta tua amiga, não de SEMPRE, mas para SEMPRE"

Desde desse dia, nunca tive tanto orgulho em Ter uma amiga, como a minha amiga Teresa... Paz à tua Alma

3 comentários:

Meia Noite e Um Quarto disse...

deixa-me ressalvar o bom gosto e classe desse Miguel a tentar engatar-te no funeral da amiga, mas pronto...respondeste-lhe à altura.

Do que me apercebi a tua amiga foi em paz, e aproveitou bem, acredito que hoje esteja feliz.

Não sou de dar pêsames, mas sou de dar abraços de força! É o que te dou agora!

João Roque disse...

Um abraço forte. Sei bem o qu é perder um verdadeiro Amigo.

Francisco disse...

Meia noite e 15,

Muito Obrigado

Abraço amigo

Pinguim, sei disso
Infelizmente todos partimos

Abraço amigo