21 abril 2011

Concorrência - Mariah Carey "Without You"

Desde criança, que eu adorava jogar o famoso jogo "monopólio", onde no final, o mais rico comprava as propriedades, as casas, os hotéis dos mais pobres. Criavam-se alianças. No ínicio começava-se o jogo com 6 a 8 jogadores(cada um jogava individualmente) e acabava-se o jogo apenas com duas equipas compostas por 4 jogadores de cada lado. Outras vezes com 3 de um lado e 5 do outro...
Havia uma concorrência leal, saudável, de inter-ajuda...

Sempre cresci com a ideia de que um monopólio seria o mais justo dentro de uma sociedade. Temos o caso da EDP, da Portugal Telecom, da Universidade Católica, que sendo privada é a única que recebe apoios do Estado e da Igreja, entre outras.
A realidade é que esses monopólios/Oligopórios deveriam ter um papel importante na distribuição dos bens que produzem a um preço mais acessivel ao consumidor final. E, não o contrário. "OK! Não tenho concorrência! Vou roubar até não poder mais..."

Esta manhã estava a tomar café com o Tiago, já não estava com ele, já fazia algum tempo...

Tiago: - Tens tido noticias do António?

Francisco: - Muito poucas...

Tiago: - Sabes, se ele vem a Portugal nos próximos tempos?

Francisco: - Não faço a minima ideia. Não tens falado com ele?

Tiago: - Não atende o telemóvel quando lhe ligo e não responde aos sms...

O meu telemóvel, começa a tocar. Save by the ring "Salvo pelo telefone"
Esta expressão surgiu em Inglaterra, quando as pessoas eram enterradas. Atavam uma corda à mão ou ao pé do morto. Se este tivesse sido enterrado vivo, devido a um estado de coma. Ao acordar, o sino tocava e a pessoa era socorrida.

Cliente azedo: - Ontem liguei para a vossa empresa! Deixei o meu contacto e até agora, ainda não disseram nada. Não devem ter concorrência!!!!!

Francisco: - Estou a falar com o Senhor????!!!!

Cliente azedo: - Major Silva, quero saber a vossa proposta para a manutenção de dois elevadores?

Francisco: - Certo! Senhor Major! Qual é a empresa é que faz a manutenção dos vossos elevadores?

Cliente mais azedo: É a OTIS...

Francisco: - Já leu o contrato que o condominio tem? É, que a OTIS é conhecida como a empresa que faz contratos a 20(vinte anos)...

Cliente azedo: - Eu sei, renovámos o contrato o mês passado por 20 anos! Mas, quero rescindir o contrato com eles... Que proposta é que tem para nós?

Francisco: - A minha proposta é que consulte um advogado. Se, o condominio rescindir o contrato hoje, terá que pagar uma indemnização até ao termo do contrato.

Cliente mais calmo: - Está a falar a sério?!

Como é possível que nos dias de hoje, alguém assine um contrato a 20 anos? As pessoas assinam o contrato mais longo com uma empresa do que com a pessoa que escolheram casar. O divórcio sempre pode ser pedido antecipadamente...

Da parte da tarde, eu recebi um telefonema de uma gaija que é administradora de uma administração externa e que detém 6 contratos com a nossa empresa. "Grande fortuna"

Gaija azeda: - Sr. Francisco. Eu quero renegociar os contratos da rua C, os lotes 23, 26 e 37!

Francisco: - Só fazemos renegociações a 3 meses do termo do contrato e que não haja dívidas em questão...

Gaija passada: - Os meus prédios não tem divida...

Francisco: - Desculpe, o lote 26 tem uma divida no montante de 3.579, 46 euros.

Gaija furiosa: - Eu devo ser a administração externa que tem menos divida perante vós. Não acha que mereço uma bonificação?

Francisco: - Claro que não! Eu dava-lhe essa bonificação em duas situações a verificarem-se:
A) Se nenhum prédio tivesse divida, e,
B) Se todos os contratos tivessem um valor acima do mercado...

Os portugueses são na sua maioria mau-pagadores e querem ainda ter bonificações por serem maus. Quer dizer:
Tenho dois prédio. O zé das hortaliças paga todas as facturas a tempo e a horas. O Manel das vacas, nunca pagou nada. Eu ajudo o Manel das vacas e prejudico o Zé das hortaliças. Amanhã o Manel vai se valorizar para o Zé(chico-esperto). Eu amanhã tenho dois caloteiros!!!!
Brincamos!!!????


Sim, trabalho numa empresa lider de mercado, mas que não é a OTIS.

8 comentários:

Meia Noite e Um Quarto disse...

É a ThyssenKrupps então:-P
há muita muita muita ignorância ao nível dos contratos, assim como grandes abusos...20 anos de permanência e fidelidade é muita coisa, é bom que o "Major" se ponha a pau com um advogado...e dos bons.

(Obrigado pela visita e curiosidade tenho pavor de andar de elevador, mas pavor...)

João Roque disse...

Bem, se eu tivesse uma empresa - já tive - contratava-te a 20 anos.
É que és mesmo um excelente profissional.
E o Ima (Meia Noite e Um Quarto) vai ser um excelente jurista, pelo que dele conheço.

Mark disse...

Olá. (:

Creio que nunca comentei aqui, mas li a palavra mágica "Mariah Carey" e o meu sentido visual foi de súbito tomado de assalto. LOL Boa escolha de título de post.
Quanto a contratos, também serei jurista. Por enquanto não te posso aconselhar a nada, uma vez que comecei este ano. Quem sabe um dia. (:

Fica bem.

Anónimo disse...

Concordo plenamente, os portugueses de uma forma geral são maus pagadores e caloteiros... Na Empresa onde trabalho tenho de gramar com cada cliente que enfim... na passada segunda-feira consegui obrigar um cliente a pagar uma factura que estava em atraso à mais de 1 ano, mas foi preciso ameaçar com um processo contencioso...enfim, é uma vergonha que as pessoas se governem com o dinheiro que não é delas ou que comprem sem dinheiro.
Admiro-te por teres 2 trabalhos. =)
abr

Francisco disse...

Meia noite e 15,

Não, não trabalho na ThyssenKrupp. Mas, não me importava de receber um convite para ir para lá trabalhar. Conheces lá alguém?!

Abraço

P.S- Eu tenho vertigens. LOL :P

Francisco disse...

Pinguim,

Obrigado pelas tuas palavras simpáticas.
Não creio que seja um bom profissional, também tenho as minhas falhas.

E, em Portugal passamos de Bons a Bestas num segundo. Só, que as pessoas lembram-me mais do periodo em que fomos Bestas, do que quando fomos BONS.

Abraço

Francisco disse...

Olá Mark,

Em primeiro lugar, quero te agradecer teres comentado...

Em segundo Lugar, tentarei publicar mais posts com a Mariah Carey :)

Em terceiro lugar, cada coisa a seu tempo e acredito que serás um bom jurista

Abraço

Francisco disse...

Olá Miguel,

Parabéns pela recuperação da divida em atraso.

A gaja das cobranças é uma "nódoa", só que dorme com o chefe "que má lingua"...

Abraço