04 novembro 2010

Compras - ABBA "Mamma Mia"

No Pingo Doce, enquanto nós andávamos nas compras. O Tiago "atirou a bola" para o meu lado.

Tiago: - O que fazes na vida?

Francisco: - Trabalho num Call Center e tu?

Tiago: - Sou engenheiro. És licenciado?

Francisco: - Sou, porquê?

Tiago: - Mera curiosidade. E, o que vendes?

Francisco: - Neste momento, estou em três campanhas diferentes: "V, MG e FB".

Tiago: - Ganhas bem? Costumas ganhar prémios?

Francisco: - 2,75 euros à hora, mas para no próximo mês, passo a receber 3 euros/hora.

Tiago: - Uhm! Foste aumentado. Quem é o teu chefe?

Fiquei a saber, que o serviço de pós-venda da empresa, onde trabalha o Tiago, é no Call Center onde estou. Hoje em dia, as maioria das empresas para reduzir custos, recorrem ao serviço de "Outsorsing". Também, fiquei a saber que muitas linhas de apoio ao cliente, vão parar a países como Cabo Verde, ou um país da Europa de leste. Aí os operadores, na sua maioria são brasileiros ou emigrantes portugueses. Da mesma forma que muitas empresas de re-nome internacional, tem o seu apoio a clientes, aqui em Portugal. A Era da Globalização tem destas coisas. O Manel das ervilhas, liga para para o apoio ao cliente, para saber o telefone do restaurante ou do supermercado lá do bairro. O Manel pensa que está a ligar para Lisboa ou Porto e está a realizar uma chamada internacional. Ah! Pois é...
Contenção de custos e mão-de-obra mais barata. É a famosa crise...

No regresso a casa, o tema vai parar ao Ruben.

Tiago: - Escreve o nome do gajo num papel, atira-o ao mar e esquece-o...

2 comentários:

Blog Liker disse...

Embora muitas vezes, o resultado seja uma má imagem dessas empresas. Eu já liguei para a Pixmania e devo ter sido atendido por alguém num país de leste que não percebeu o que eu queria, nem eu percebi o que ela me queria dizer. Supostamente, o serviço de atendimento era em português...

Da HP (impressoras), já me ligaram da Bélgica e não tive razão de queixa. Creio até que a senhora tinha um sotaque das Beiras! :) Mas gostei do serviço.

Diziam que antigamente o 118 da PT estava em Cabo Verde. Não sei se é ou não boato.

Francisco disse...

Não é Boato, a linha do 118 é atendida em cabo Verde. Normalmente esses números começam por 7...

Abraço e obrigado pela tua visita