02 outubro 2010

PNL - Eurovisião Portugal 1966 - Madalena Iglésias "Ele e ela"

Alguém dizia que as gajas boas e santas vão para o céu, enquanto que as más, essas vão para todo o lado...

Na década de 40/50, nos EUA(para variar), aparece mais uma fabulástica teoria. A famosa "Programação Neurolinguistica". E, o que tem de especial esta teoria?

Com esta teoria, apareceu a palavra "Assertividade". Já ouviram falar em assertividade?

Muito bem! O que é isto de ser Assertivo? Não é mais do que dizermos ao "Outro", aquilo que nos vai na alma: - Apetece-me estar sozinho; não me apetece ir ao cinema com o Zé dos cavalos...

Depois, ouvimos o outro a dizer: - Foda-se! Lá estás tu a ser agressivo...

Afonso: - Queres ir ter ao aeroporto, para nos despedirmos?

Francisco: - Não, tenho que ir trabalhar...

Afonso: - Estás a vingar-te...


Hello! Não estou a ser agressivo, porque não expressei nenhuma Emoção. Mas, sim um desejo próprio, do que me apetece fazer neste curto espaço de tempo. E, neste caso concreto, não me apetece ir ao aeroporto e além do mais não posso faltar ao trabalho.

90% das pessoas, confunde Assertividade com Agressividade...

Esta teoria afirma que as pessoas podem ser Visuais(para quem não é cego), Auditivas(para quem não for surdo) e Cinestésicas(para quem souber reagir ao toque).

Ou seja, um individuo pode ser 20% de visual, 15% de auditivo e os restantes 65% Cinestésico. E, o que quer dizer isto?

Nos EUA, descobriram que os individuos podem ser uma destas 3 coisas, e que as turmas na escola deveriam ser direccionadas neste sentido. Visuais com visuais e assim sucessivamente.

Ser Visual, significa não ser cego. Mas, significa que as pessoas são mais visuais, recordam-se de imagens, caras, locais. A profissão desta pessoas, pode ser o revisor do metro ou do comboio, policias, investigadores que identificam melhor as cores, os rostos...
Ok, eu sou muito pouco visual. Quando passo 4 vezes no mesmo local, começo a dizer:
- Creio que já passei, por aqui hoje...

Conversa de gaja e de namorado chato: - Não reparas em mim, no corte de cabelo, nos sapatos...

Ser auditivo, significa não ser surdo. Uma coisa é surdo, outra é fazer orelhas mocas. Este individuo reage mais a sons, música, conversas...
Também não sou o mais auditivo, por vezes recordo-me de uma música, mas não me recordo de quem a canta.

Gajas e namorados chatos: - Não me ouves, eu disse-te há uma semana deste jantar...

Por fim, ser Cinestésico é reagir. Ou seja, ver, ouvir e tocar. Tenho de fazer o que quer que seja para poder assimilar. Já dizia a minha avó: - Francisco, os espanhóis é que mexem com as mãos...

Se tiverem curiosidade em saber se são mais Visuais, Auditivos ou Cinestésicos, só tem de fazer este pequeno jogo. Sentem-se num lugar tranquilo e calmo, peçam à/ao namorada/o; amiga/o que escrevam o que estão a dizer. Se estiverem sózinhos, peguem numa caneta e escrevam. Usem os verbos VER, Ouvir e Sentir...

Imaginem que estão numa viagem, pode ter sido a vossa mais recente viagem: de carro, barco, comboio, avião, o que seja. Relatem essa viagem e digam:

- Se estão a ver pinheiros, vacas, cercas, arvores, prédios, pessoas, rostos, colares...;

- Se ouvem mais o som da chuva, do vento, das conversas do vizinho, da música que tocava no momento, do bater das folhas das árvores...;

- Se sentem o cheiro, sentem conforto ou desconforto da viagem, se a pessoa ao vosso lado vos é agradável e se houve algum cumprimento...

Afonso: - Recordaste que volto no dia 9?

Francisco: - Se tu o dizes...

Afonso: - Tu ouviste o que eu te disse?


Epá, ouvir ouvi, porque não sou surdo. Mas, lá sei quando é que é o dia 9...


Tentem ser o mais preciso possível, e tentem usar no minimo 60 verbos(podem ser repetidos, oiço as pessoas, a musica...). No final, somem os verbos todos e descubram um pouco mais acerca de vós...

Sem comentários: