18 outubro 2010

Domingo(1ª parte) - Il Divo "Unchained Melody"

Ontem(Domingo), acordei de manhã e fui para o lar. Ao chegar ao lar, toco à campainha, sou recebido por uma funcionária e pela D. Irene.

A D. Irene é uma senhora muito franzina. Pequenina, do seu metro e quarenta. Mas, sempre com um sorriso nos lábios. Quem a vê ao longe, não diz que a senhora se "passou". A senhora tem alzeimer, e ela afirma que a irmã é a mãe. O sobrinho é o irmão. Os filhos, temos pena, pois não se recorda de nenhum deles. São 4 ao todo. Na sua forma de ver o mundo, todos eles, são os vizinhos.
A D. irene afirma que tem 40 anos na maior parte das vezes. Numa tarde, a senhora diz que tem 40 anos(idade minima), 55 anos, 68 anos, 89 anos, 63 anos e assim sucessivamente, conforme abre a boca...

Não é a única pessoa, a não reconhecer o filho, marido, amigos ou outro familiar. Graças a Deus, tem familia que a visita.

D. Irene: - O senhor é que é o Santo que me arranjou a luz do meu quarto, ontem à tarde?

Francisco: - Não fui eu, minha princesa...

Eu trato as senhoras por princesas e os senhores por senhores. Ao Domingo, eu sou o chefe. É um jogo, onde eu sou o chefe e as princesas e os senhores estão num baile. No fundo eu levanto o braço e digo: - O chefe levanta o braço e mexe a mão direita.
Todos/as repetem o exercicio. É apenas um exercicio, para "obrigar" as princesas e os senhores a levarem o dedo ao nariz, contar os dedos...
Quem fizer voluntariado ou trabalhar com idosos, este jogo é muito útil, para a mobilidade dos membros e estimular o cérebro.

Funcionária: - Este é o Francisco. O "Anjo", deve chegar mais tarde...

D. Irene: - O Senhor tem o nome de um Santo. Francisco de Assis...

Funcionária: - E como se chama o Anjo?

D. Irene: - (Prontamente) António!!!!!! É um menino tão bom...

Francisco: - Quem é o António? Não conheço...

D. Irene: - Ele está nos domicilios. Só cá está ao Sábados e por vezes ao Domingo.

Francisco: - É funcionário ou voluntário?

D. Irene: - Voluntário à força. Coitado do rapaz...

Quem será este anjo? Existem muitos Antónios, neste país. Será demasiada coincidência, ser o rapaz do Banco Alimentar. Normalmente, estes voluntários(neste lar) à força, são oriundos do bairro social que fica próximo deste lar. Como eles são pobres, pagam as multas, em trabalho a favor da comunidade. Por norma, vão a tribunal por roubo, droga, alcóol ou andarem a conduzir sem carta
Não pode ser aquele rapaz. O António que eu conheci, gosta de teatro, estava bem vestido. Tem os dentes cuidados. Não me parece que seja assim tão pobretanas. Às vezes, as aparências iludem...

2 comentários:

João Roque disse...

Mas pode ser um anjo na mesma.

Francisco disse...

E é...

Abraço