17 setembro 2010

Grécia - Eurovision 2005 - Helena Paparizou "Number 1"

No 7º ano, na aula de história(naquele tempo, não tinhamos o canal História). Aprendemos o Paleolitico, o Neolitico, o Antigo Egipto, os Romanos e por fim os Gregos.

Na Antiga Grécia, aprendemos o que é a Ágora, a Mitologia Grega, os filósofos e a palavra "Democracia", que não é mais que, a opinião da maioria...

No livro de história, vemos a imagem da antiga Acrópole. Na realidade, a Acrópole ficou sem telhado, porque durante a segunda guerra mundial, ouve uma alma que resolveu deitar uma bomba ali em cima. Assim como, alguém que resolveu levar dois aviões para as Twin Towers nos E.U.A.

A História mostra-nos por A + B, que a vida na Terra é feita de ciclos e que estes repetem-se sempre...

Mito Urbano:

Na escola falava-se nos PIGS. Pigs são as iniciais dos países porcos da Europa. Portugal, Espanha(Spain), Grécia e o I. Aqui as opiniões divergem, uns afirmam que é a Itália, porque são ricos(G7), mas que são porcos. Outros afirmam, que é a Irlanda por ser um país periférico e ser pobre nos anos 80. Lembro-me de uma professora, afirmar que tinha estado na Grécia, tinha ido fazer um cruzeiro pelas ilhas gregas e que tinha ouvido. Portugueses é favor não cuspir no chão.

Quando coloco os meus pés em Atenas e oiço a guia a dizer:

- Muito bem, que visita a Grécia, deve antes visitar outro país. O Museu Britânico em Londres. Durante a ocupação dos Otomanos(turcos), existiu um acordo com os arqueólogos britânicos. O ouro encontrado revertia a favor da Turquia, mas as pedras podiam ir para Inglaterra. Também, quem visita o Cairo, deve visitar antes o museu britânico.

Quem espera ir à Grécia e ver os monumentos de pé. Esqueçam lá isso. Vê-se as marcas no chão e os guias andam com um livro na mão a mostrar fotos. Como eram antigamente, e depois cada um dá asas à imaginação...

Olímpia, a cidade dos jogos olimpicos, é só marcas no chão. Temos que puxar mesmo pela imaginação para imaginar como seria naquela época.

E, aqui entra o lado fabuloso dos portugas. Sim, viajavam naquela excursão, mais alguns portugas...

Aquando da nossa chegada ao Epidauro(teatro romano), as famosas pedras. Os portugas, tiram a foto(já está, temos a prova de que cá estivémos) e querem ir à casa de banho, comer gelados, sair dali o mais rápido possível.

Aqui os franceses, alemães, ingleses, espanhóis, etc "batem-nos" à distância. Eles querem saber tudo, perguntam tudo ao guia. Estava eu sentado numa pedra, deliciado a ouvir uma guia em francês, que explicava como é que sem colunas de som, as pessoas falavam para duas a três mil pessoas, sem esforço algum.

Simples, o espaço é redondo. Atrás, havia uma espécie de parede com estátuas e tudo funciona com o eco. No centro do palco, fala-se normal e todos ouvem, acreditem. Resulta e bem...

A minha guia anda à minha procura, e quando me encontra, diz:

Guia - O senhor não é português?

Francisco - Sim, sou. Porquê?

A partir daquele momento, a guia falava mais para mim, quando estava a falar da Grécia. Para as compras e casas de banho, dirigia-se para o grupo dos outros portugas. Nunca vi tanta vontade de ir à casa de banho, como aquele grupo naquele autocarro, ó valha-me a santa...
E, depois a puta sou eu, que engata nas casas de banho. Isto de ter a fama e não ter o proveito, não está a dar com nada...

Em Delfos, os gregos acreditavam que era o Centro da Terra e pode-se ver uma estátua em forma de umbigo, para representar isso mesmo. Também, podemos ver o famoso Oráculo de Delfos, que ninguém sabe nos dias de hoje, para que servia, ou o que representava naquela altura(mais para a frente eu conto a minha história com a guia. Conhecem aquela história: - Um bom filho retorna sempre a casa?)

Ainda fomos a Kalambaka, visitar os mosteiros. Vejam o filme "O nome da Rosa" e sabem do que estou a falar. Pois, o filme foi rodado num desses mosteiros.

Acabou o circuito pela terra e fui fazer um cruzeiro pelas ilhas gregas. Que desilusão. Temos apenas umas horas em cada ilha. Temos que ir jantar sempre ao navio. Que seca. Se querem fazer um cruzeiro, vão para as caraibas...

Estive nas ilhas de:

Santorini: Dizem que é a antiga Atlândida. Será? Tenho que lá voltar;

Mykonos: Não me aqueceu nem me arrefeceu;

Patmos: Pois, nada;

Rodhes: Adorei e quero lá voltar; e,

Creta: Nada de especial...

Durante a minha estadia, NUNCA ouvi falar mal dos portugueses ou de Portugal, bem antes pelo contrário. Quando estive no centro de Atenas, na Plaka...

Sempre fui bem tratado e muito bem recebido. Se forem à Grécia, não levem muitas expectativas de irem ver coisas da antiguidade, essas estão no museu. Agora se forem à procura de gajos, é um povo muito idêntico aos turcos. Para quem gostar, tem o dia ganho...

Sem comentários: